Ao contrário da maioria dos eventos esportivos de longa duração, muitas vezes organizados para simplesmente arrecadar fundos, o Basquete 12 horas é um evento com o objetivo claro de não só promover, mas celebrar o esporte. Como já foi comprovado nas edições anteriores, seu grupo de organizadores deseja valorizar o basquetebol e, com profissionalismo, criar um ambiente em que tudo gira em torno do elemento mais importante do esporte: o jogo. Mas como ter certeza de que esses organizadores entendem desse esporte que tem um público tão apaixonado e exigente? Basta saber que eles também fazem parte desse público e, como ninguém, conhecem tanto as peculiaridades do jogo dentro de quadra, quanto os mais importantes momentos de sua história.
O grupo de basquete da ACM Porto Alegre, em 2006, resolveu que era chegada a hora de elevar, com uma grande festa, a atividade à qual sempre se dedicaram. Sem recursos ou qualquer apoio, iniciaram o processo de amadurecimento de ideias e de planejamento, o que resultou na primeira edição do Basquete 12 horas a qual inovou ao realizar um jogo entre as equipes BAH e TCHÊ por 12 horas sem parar, além de atividades paralelas como a “Cesta-Premiada”.
Na última edição, em 2008, juntamente com o jogo principal entre BAH e TCHÊ, ocorreu em um segundo ginásio o “Torneio de Habilidade” e o “Torneio de 3 Pontos” de maneira semelhante à da NBA, além disso, espalhadas pelas instalações da ACM, ainda podiam ser encontradas atividades envolvendo prêmios, e de entretenimento como video-games e vídeos de basquete.
Em 2009, essa grande comemoração promete superar o sucesso das anteriores e manter sua característica inovadora. Qualquer um que seja apaixonado por basquete já é convidado ilustre dessa festa. Participe, pois não há nada como festejar o basquetebol fazendo um grande jogo na instituição em que ele nasceu, a ACM.